terça-feira, 4 de junho de 2013

Como foi o primeiro trimestre

Então, meus amigos. Juntamente com este blog, estamos iniciando o segundo trimestre. Foi um primeiro trimestre de muitas e interessantes experiências musicais em sala de aula. Vamos conferir algumas delas:

Os alunos realizaram exercícios rítmicos, tocando e dançando ao som de músicas como "When I'm Sixty-Four" (na versão da banda Easy Star All Stars) e "Bat Macumba" (na versão dos Mutantes). Esta última, nos quartos e quintos anos, também foi objeto de um curioso trabalho de composição de letras onde os alunos desconstruíram frases, nos mesmos moldes da música de Caetano Veloso e  Gilberto Gil.

Trabalhamos também com as propriedades do som: duração, intensidade, timbre e altura. Exercícios de voz foram feitos em cima das propriedades.

Em cada turma, montamos repertórios com músicas selecionadas pelos alunos. Escutamos as músicas em sala de aula e depois os alunos se apresentaram em grupos (abaixo, fotos dos grupos da turma 42).





Recentemente, estivemos trabalhando com a prática de flauta doce e conhecendo histórias antigas no tema "História da Música - Idade Média", quando os alunos conheceram a história do Papa Gregório e seu Canto Gregoriano e o monge Guido D'Arezzo e as sete notas musicais.

No próximo post, falaremos sobre os projetos de música que estou trabalhando no Duque de Caxias este ano. Até mais, abraços!
Prof. Thalis

Nenhum comentário:

Postar um comentário